Luas de Vênus

Existem dezenas e dezenas de luas no Sistema Solar, desde luas sem ar como a Lua da Terra até aqueles com uma atmosfera (mais notavelmente o Titã de Saturno).

Júpiter e Saturno têm muitas luas cada, e até Marte tem um par de pequenos asteróides.

Mas e quanto a Vênus, o planeta que até a pouco os astrônomos pensaram ser gêmeos da Terra?

Quantas luas tem Vênus?

A resposta é nenhuma.

É isso mesmo, Vênus (e o planeta Mercúrio) são os únicos dois planetas que não têm uma única lua natural orbitando-os.

Descobrir o "porque" é uma questão que tem mantido os astrônomos ocupados enquanto estudam o Sistema Solar.

Os astrônomos têm três explicações sobre como os planetas obtêm uma lua ou luas.

Talvez a lua tenha sido "capturada" à medida que foi se aproximando do planeta, que é o que alguns cientistas acham que aconteceu com Phobos e Deimos (perto de Marte).

Talvez um objeto tenha colidido com o planeta e os fragmentos finalmente se fundiram em uma lua, que é a principal teoria de como a Lua da Terra se uniu.
Ou talvez as luas surgissem do acréscimo geral da matéria à medida que o sistema solar se formava, semelhante a como os planetas se uniam.

Considerando a quantidade de coisas voando ao redor do Sistema Solar no início de sua história, é bastante surpreendente para alguns astrônomos que Vênus não tenha uma lua hoje.

Talvez, no entanto, tivesse uma no passado distante.

Em 2006, Alex Alemi e David Stevenson, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, palestraram na divisão de ciências planetárias da American Astronomical Society e disseram que Vênus poderia ter sido atingido por uma grande rocha pelo menos duas vezes.

"Muito provavelmente, Vênus foi atingida no início e ganhou uma lua dos destroços resultantes. O satélite lentamente se afastou do planeta, devido a interações de maré, da mesma forma que nossa Lua está lentamente se afastando da Terra"

"No entanto, depois de apenas 10 milhões de anos, Vênus sofreu outro tremendo golpe, segundo nosso modelo. O segundo impacto foi oposto ao primeiro em que "inverteu o giro do planeta", diz Alemi.

A nova direção de rotação de Vênus causou a absorção da energia orbital da lua através das marés, ao invés de aumentar (a energia orbital da lua como antes).

Então a lua espiralou para dentro até colidir e se fundir com Vênus em um encontro dramático e fatal.

Poderia haver outras explicações também. Por isso que os astrônomos estão tão interessados em revisitar este mundo.

A resposta poderia nos ensinar mais sobre a formação do sistema solar.

Meu artigo completo sobre Vênus.

Comentários

Nome

Blog,68,Júpiter,11,Marte,14,Mercúrio,9,Netuno,1,Planetas,2,Terminologia,16,Vênus,14,
ltr
item
Astronomia: Luas de Vênus
Luas de Vênus
https://2.bp.blogspot.com/-ly-qyEIPEms/W1-LKvyQj5I/AAAAAAAAFBc/IoTrlP06_9kgNdnwPwEEIlfzpFO4IFugQCPcBGAYYCw/s320/Venus.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-ly-qyEIPEms/W1-LKvyQj5I/AAAAAAAAFBc/IoTrlP06_9kgNdnwPwEEIlfzpFO4IFugQCPcBGAYYCw/s72-c/Venus.jpg
Astronomia
https://www.astronomia.gelsonluz.com/2018/08/luas-de-venus.html
https://www.astronomia.gelsonluz.com/
https://www.astronomia.gelsonluz.com/
https://www.astronomia.gelsonluz.com/2018/08/luas-de-venus.html
true
811587097880757219
UTF-8
Todos os artigos já foram carregados Não encontrei nenhum artigo :( Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você: TAGS Arquivo Procurar Todos os artigos Nenhum artigo corresponde a sua solicitação Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março April Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo exclusivo Por favor compartilhe para acessar Copiar todo código Selecionar todo código Todos os códigos from copiados Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy